top of page

Conhecendo a indústria de fitas elásticas


Inserido no setor têxtil, há uma indústria especializada na criação e desenvolvimento de soluções em fitas elásticas, que abrangem diversas funções, aplicações e segmentos. Um deles é o da moda, neste caso em específico: moda íntima. Tratando-se de um produto tão minucioso, que pode ter um tamanho extremamente pequeno, como por exemplo, 02 mm de largura, não é difícil compreender por que há tantas dúvidas sobre esse tema, onde essas informações ficam restritas aos profissionais das indústrias de aviamentos, não aos designers. Essa indústria é responsável por acompanhar as necessidades do setor de moda íntima no que diz respeito aos elásticos, além de analisar as tendências de moda e de mercado, a fim de desenvolver e propor lançamentos de produtos a cada estação, trazendo elementos que estarão em voga traduzidos nestes artigos tão pequenos, que certamente farão a diferença estética numa coleção de peça íntima. Não somente pensando nas características estéticas ao desenvolver o elástico, o profissional deve considerar onde o elástico será aplicado na peça e qual será a sua função.

“Independente de sua função original, alguns aviamentos incorporam também uma função promocional de divulgação da logomarca. São formas sutis, por vezes nem tanto, de firmar a marca agregar valor à peça” (RYBALOWSKI, 2013, p. 105).

Trecho retirado do artigo científico:

AVIAMENTOS: FITAS ELÁSTICAS COMO COMPONENTES NA MODA ÍNTIMA FEMININA

Thaís de França Claro¹

Profa. Dra. Heloisa de Sá Nobriga²

¹Designer de Moda — Universidade Anhanguera Vila Mariana — Fitas Elásticas Estrela Ltda. E-mail: thais.claro@estrela.ind.br. http://lattes.cnpq.br/3203900338032321

²Professora e Coordenadora do curso de Moda — Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, campus Vila Mariana.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page