top of page

A calcinha


Ph: Coco de mer

A calcinha é uma das peças mais antigas já registradas historicamente como vestimenta íntima. Não tão complexa em volume de apetrechos como o sutiã, essa peça possui em sua maioria dois aviamentos essenciais: elástico para o cós e acabamento para a cava das pernas.

O acabamento da cava pode ser realizado com elástico dobrável, que proporciona acabamento mais amigável para a região sensível da virilha, ou elástico estreito costurado na parte interna da peça.

A orientação para os tipos de elásticos nesse caso é o mesmo. Se negligenciado o fato dessa região do corpo necessitar de maior alongamento (consequentemente, maior conforto e maleabilidade), haverá a pressão indevida, gerando desconforto e marcas na pele.

Essas marcas de roupa apertada, além de incomodarem e se tornarem doloridas após o dia de uso da peça, com utilização repetida poderão marcar permanentemente o corpo. Exemplos claros desse tipo de marcação são visíveis em mulheres que possuem seios fartos, e usam sutiãs com alças finas. Após uma rotina usando a peça incorreta, é visível o efeito de lombada que se mantém em seus ombros mesmo quando não estão com a peça em uso.


Outro exemplo que entrou para a história da moda e não tão distante, são as calças de cintura baixa dos anos 2000, que resultaram numa geração que possui a marcação da cintura dupla até hoje. No caso das calcinhas, não é diferente. Sugestão de quanto seria o recomendado para o alongamento dos elásticos essenciais no design da calcinha. Aplicação e alongamento:

Cós: 120% Pernas: 130%

“Os aviamentos e acabamentos, utilizados de forma racional na produção, transformam o puramente industrial num quase-artesanal. O apelo criativo é grande, e as respostas comerciais, imediatas” (RYBALOWSKI, 2013, p. 107).


Trecho retirado do artigo científico: AVIAMENTOS: FITAS ELÁSTICAS COMO COMPONENTES NA MODA ÍNTIMA FEMININA Thaís de França Claro¹ Profa. Dra. Heloisa de Sá Nobriga² ¹Designer de Moda — Universidade Anhanguera Vila Mariana — Fitas Elásticas Estrela Ltda. E-mail: thais.claro@estrela.ind.br. http://lattes.cnpq.br/3203900338032321 ²Professora e Coordenadora do curso de Moda — Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, campus Vila Mariana.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page