O uso de componentes elásticos na moda íntima se faz necessária e cada vez mais é apresentada como diferencial em design e valores estéticos, porém pouco explorada em questões de funcionalidade e como seu uso tem impacto no corpo feminino. Este tema se fez necessário, pois não é um assunto abordado no âmbito geral da moda, passando despercebido durante estudos e sendo detectada sua necessidade apenas nas rotinas industriais, geralmente como retorno negativo do próprio consumidor. Essa detecção ocorreu analisando desenvolvimentos de coleções de marcas brasileiras, onde a coleta de dados foi diretamente relacionada ao retorno de insatisfação do consumidor quanto à consequência do uso inadequado de fitas elásticas da moda íntima.
A tomada de decisão de forma empírica quanto aos componentes elásticos que formam a peça de moda íntima, caso inadequado, pode comprometer a saúde da consumidora, acarretando prejuízos às vendas e reputação da marca.
Há uma indústria complexa por trás das fitas elásticas, onde cada item é projetado considerando função, aplicação, características estéticas, composição do produto, durabilidade, elasticidade ou alongamento, e força, que significa o quanto o elástico pode ser alongado e retraído recuperando seu comprimento original.
O objetivo deste (agora blog) é pontuar técnicas que poderão auxiliar o profissional a realizar decisões assertivas, gerando uma totalidade de resultados que o bom desempenho da roupa íntima pode proporcionar: melhorar o relacionamento com a consumidora, visto que a peça adquirida terá maior conforto, sustentação e durabilidade.
Consequentemente, a maior durabilidade do produto acarretará em consumo em longo prazo, diminuindo a frequência de descartes de materiais têxteis, contribuindo para a redução da agressão ao meio ambiente por este setor que tanto polui.
Trecho retirado do artigo científico:
AVIAMENTOS: FITAS ELÁSTICAS COMO COMPONENTES NA MODA ÍNTIMA FEMININA
Thaís de França Claro¹
Profa. Dra. Heloisa de Sá Nobriga²
¹Designer de Moda — Universidade Anhanguera Vila Mariana — Fitas Elásticas Estrela Ltda. E-mail: thais.claro@estrela.ind.br. http://lattes.cnpq.br/3203900338032321
²Professora e Coordenadora do curso de Moda — Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, campus Vila Mariana.
Comments