top of page

O sutiã


O sutiã é uma peça complexa, que pode possuir em média 12 tipos de aviamentos (componentes) variados, sendo:

• Elásticos: alça, cós, renda, estreitos para detalhes, viés dobrável, bicos (elásticos com detalhes em uma das extremidades, onde é costurado por cima da base e apenas o “bico” fica aparente); • Fitas rígidas: viés de arco, viés de barbatana; • Metálicos e/ou plásticos: arco, barbatana, fechos, reguladores e argolas, além de pingentes decorativos; • Bojos e tecidos de diversos modelos.

De acordo com a chave de classificação de aviamentos realizada por Rybalowski (2013, p. 106), os elásticos podem ser considerados “construtivos ou componentes, elementos flexíveis de ajuste e união”, e rendas consideradas “decorativas, elementos de adorno externo”. Sugestão de alongamento para elásticos que compõe o design do sutiã básico, indicando a diferença entre cada item. Esta é uma média que pode variar em maioria 10% para mais ou para menos. Recomendação de alongamento para cada tipo de aplicação:

Alça: 70% Cós: 120% Viés dobrável: 130%

Desta forma, se aplicado um elástico que foi projetado para função de alça no lugar do cós, a peça terá maior tensão na região do tórax, onde ocorrerá desconforto à consumidora, deixando marcas na pele, e diminuindo a durabilidade desta peça devido à pressão do corpo em busca de conforto nessa região.

“O sutiã deve puxar para trás e não para frente. Com isso, o efeito natural da gravidade é minimizado. Se a tensão se concentrar no tórax, existe o risco de a postura corporal ficar curvada. A inclinação advinda da sobrecarga pode provocar problemas no estômago e fadiga. A postura curvada persistente pode ter como consequência uma cifose, conhecida popularmente como corcundez” (RAVAGLIA, Fabio Ferraz do Amaral (CRM-SP 54.294 e RQE 11.990/89). O sutiã certo para cada corpo. RIBEIRO, Mírian. Jornal da Orla. Setembro 06, 2012).


Trecho retirado do artigo científico: AVIAMENTOS: FITAS ELÁSTICAS COMO COMPONENTES NA MODA ÍNTIMA FEMININA Thaís de França Claro¹ Profa. Dra. Heloisa de Sá Nobriga² ¹Designer de Moda — Universidade Anhanguera Vila Mariana — Fitas Elásticas Estrela Ltda. E-mail: thais.claro@estrela.ind.br. http://lattes.cnpq.br/3203900338032321 ²Professora e Coordenadora do curso de Moda — Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, campus Vila Mariana.


Commentaires


bottom of page